Carreira e maternidade: 4 dicas de como conciliar as duas coisas

Ao colocarmos no papel todas as pesquisas realizadas nos últimos anos sobre carreira e maternidade, chegaremos a uma única conclusão: conciliar o trabalho e os cuidados com os filhos é um grande desafio. O número de mulheres que se sentem intimidadas no ambiente profissional após se tornarem mães é cada vez maior.

Um levantamento realizado em 2022 pela Nielsen e Opinion Box revelou que 75% das mulheres afirmam que a maternidade ainda é malvista no trabalho. Assim, a gravidez é o principal argumento utilizado para se colocar em questão fatores como a disponibilidade e comprometimento.

Isso porque, a maioria dos empregadores leva em consideração as possíveis faltas no serviço por conta dos cuidados com o filho. Os imprevistos que envolvem a saúde e não ter com quem deixar a criança são os mais visados. Além disso, 88% das mulheres acreditam que planos para a gravidez já são considerados um motivo para a não contratação. Uma vez que isso envolve a licença-maternidade e a estabilidade ao fim dela.

Os dados apontam que esse tipo de comportamento, na maioria das vezes, tem início na entrevista de emprego. É nessa etapa que os recrutadores perguntam sobre filhos e rede de apoio durante o expediente. Com base nessas informações, neste artigo você vai conhecer os principais desafios de conciliar carreira e maternidade.

Veja também algumas dicas para se sentir mais acolhida durante esse processo.

Quais são os desafios do mercado de trabalho para as mães?

Uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2021, apontou que apenas 54,6% das mulheres, mães de crianças pequenas, estão empregadas. Já os homens, nessa mesma situação, possui o percentual de 89,2%.

Quando nos referimos a uma família composta por pai, mãe e filhos, a responsabilidade com as crianças é vista pela sociedade como exclusividade da mãe. E esse é o principal fator pelo qual a maioria das mulheres renunciam os seus empregos. Embora errada, essa visão é o que ocasiona a discriminação de gênero no mercado de trabalho.

Já com os homens, esse cenário é diferente. Eles são raramente questionados em entrevistas de emprego ou mesmo na empresa sobre as dificuldades e obrigações com os filhos. Por isso, o desafio é mudar essa realidade para que as mulheres não sejam vistas como um problema nas empresas em que atuam.

Como conciliar carreira e maternidade?

Para conciliar carreira e maternidade é necessário, antes de tudo, que as empresas apoiem as mulheres e garantam um ambiente confortável e acolhedor. Da mesma maneira que ocorre para os homens que são pais. Porém, isso ainda é uma guerra da qual não vencemos e por isso, é necessário nos virarmos da forma que conseguimos, não é?

Pensando nisso, abaixo, deixei algumas dicas para melhorar a sua relação com a carreira e maternidade.

1. Conte com uma rede de apoio

Familiares e pessoas próximas são fundamentais para conciliar carreira e maternidade. Da escola, que cuida das crianças, à avó que passa um tempo com os netos, redes de apoio oferecem um respiro, equilibrando os desafios diários.

Contar com esse auxílio proporciona acolhimento e fortalece a confiança para seguir investindo na carreira. Com essa ajuda, além de se dedicar ao trabalho você também tem a chance de descansar, prevenindo o esgotamento mental.

2. Busque empresas que sejam referências de diversidade

Encontrar empresas que promovem a diversidade é uma das melhores alternativas. Isso porque, esse tipo de ambiente entende a importância de apoiar as causas relacionadas à maternidade e busca diminuir a desigualdade no trabalho.

Algumas empresas, inclusive, propõem ações pensadas para promover um ambiente de trabalho mais inclusivo para as mulheres com filhos. Um bom exemplo disso, são as organizações com local para amamentação, horários mais flexíveis e até a possibilidade de trabalho hibrido ou Home Office.

3. Procure trabalhos mais flexíveis

Após cenário epidêmico que vivemos, o trabalho remoto se tornou uma realidade muito mais presente nas empresas. Esse modelo de trabalho pode ser uma ótima opção para as mulheres com filhos, especialmente quando são pequenos. Ao trabalhar em casa é possível cuidar das crianças e poupar gastos com cuidadores e locomoção.

4. Invista no empreendedorismo materno

Uma dica valiosa para conciliar carreira e maternidade é investir no empreendedorismo materno. Embora muita gente acredite que para trabalhar para si é necessário um grande investimento, isso não é verdade.

Opções como produção de doces e salgados, artesanato, vendas de cosméticos, e roupas no geral, estão cada vez mais presentes no mundo das mamães. Por meio dessas possibilidades, é possível conciliar carreira e maternidade. Além disso, no mercado digital a procura por pessoas que possam trabalhar de forma online também avançou muito.

O marketing digital é uma excelente oportunidade para as mulheres ingressarem no mundo virtual. Opções como gerenciamento de redes sociais e marketing de afiliados costumam gerar ótimas receitas. Eu, por exemplo, deixei a profissão de professora, após o nascimento do meu filho para atuar como editora de vídeo para festas infantis. Conheça meu trabalho aqui: https://www.youtube.com/@VanessaRetrospectivas

Outras formas de auxiliar no processo carreira e maternidade, são:

  • impor os seus limites: você não precisa ser uma profissional disponível 24 horas para o seu empregador ou cliente;
  • aprender a dizer não: toda tarefa tem o seu tempo certo, diga não as imediatistas;
  • ter tempo para o lazer: pratique atividades físicas, mantenha os hobbies. Tudo isso coopera para uma boa condição mental;
  • dividir as tarefas de casa com seu companheiro: você não precisa dar conta de tudo;
  • pedir ajuda quando for necessário: ainda que você concilie carreira e maternidade, algumas vezes algo pode não sair com o planejado. Nestas horas, peça ajuda, não tenha vergonha de falhar;
  • não se culpar: esse é o fator principal para que as coisas deem certo. Não se culpe por não estar 100% presente na vida dos seus filhos, alguns sacrifícios são necessários para que eles tenham acesso ao conforto que precisam.

Qual é o papel das empresas nesse desafio?

As empresas também podem contribuir quando o assunto é conciliar carreira e maternidade. E o primeiro passo para isso é a modificação nos processos seletivos. Perguntas que gerem qualquer tipo de preconceito ou constrangimento para as mulheres que possuem filhos devem ser banidas.

Além disso, as organizações podem oferecer benefícios que auxiliem na redução da sobrecarga da mulher, como horário mais flexível e ambiente mais acolhedor.

Uma das ações já realizadas por algumas empresas é a licença maternidade estendida, que passa a ser de 6 meses – idade em que a criança já pode parar com o desmame exclusivo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). É fundamental que os empregadores entendam que as mães podem ser comprometidas com o trabalho e com os filhos ao mesmo tempo.

O nascimento de uma criança deve ser o momento mais feliz na vida de uma mulher e nunca um empecilho para a sua vida profissional e financeira.

Gostou do conteúdo? Então continue ligado porque aqui nunca vão faltar informações para auxiliar as mulheres a conciliar carreira e maternidade.

Deixe um comentário